Junta de Freguesia de Valadares
ATRIBUIÇÃO DE INCENTIVOS À CRIAÇÃO DE BOVINOS 2020 25ABR

ATRIBUIÇÃO DE INCENTIVOS À CRIAÇÃO DE BOVINOS 2020

Reconhecendo a importância estratégica da atividade pecuária e a necessidade de aumentar o efetivo de bovinos no concelho, o Município criou uma medida de incentivo que atribui um prémio monetário a cada bovino nascido no concelho: 75,00 € por animal autóctone; 15,00 € por animal cruzado e 15,00 € para o animal certificado como Vitela de Lafões.

Esta medida conta com o apoio da CASSEPEDRO e da ANCRA (Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa) na indicação dos animais elegíveis para o apoio.

Foram 84 os pedidos que deram entrada no Município, nos meses de fevereiro e março, relativos aos bovinos nascidos entre 1 de setembro de 2018 e 31 de agosto de 2019.

Foram apoiados 284 animais autóctones (21.300€), 36 cruzados (540€) e 8 que foram certificados como Vitela de Lafões (120 €), perfazendo um apoio total de 21.960€.

Os animais são oriundos maioritariamente das freguesias de Manhouce, de S. Martinho das Moitas e Covas do Rio e de Carvalhais e Candal.

O pagamento destes valores estava programado para ser efetuado no decorrer da Feira da Vitela, em Manhouce, mas, em face do cancelamento deste evento, serão pagos no decorrer do mês de maio, em articulação com todos os proprietários dos bovinos.

Por: Terras de S. Pedro