Junta de Freguesia de Valadares
Plano Nacional de Luta Contra a Trioza Erytrae 17SET

Plano Nacional de Luta Contra a Trioza Erytrae

Por iniciativa da DGAV (Direção-Geral de Alimentação Veterinária) e DRAPC (Direção de Agricultura e Pescas do Centro) e no âmbito do PLANO NACIONAL DE LUTA CONTRA A TRIOZA ERYTRAE foram executadas três largadas do parasitóide Tamarixia dryi a 9 de setembro passado em locais selecionados das freguesias de Valadares e Castelões, nos concelhos de S. Pedro do Sul e Tondela, respetivamente.

O inseto Trioza erytrae, vulgarmente conhecido como Psila Africana dos Citrinos, é vetor de bactéria de quarentena Candidatus liberibacter spp, causadora de uma das mais graves doenças que afeta os citrinos, conhecida como o enverdecimento dos citrinos, citrus greening ou huanglongbing.

De forma progressiva, a região Centro te, sido afetada por esta praga, não existindo outro meio de luta eficaz, tendo sido autorizado, no passado mês de agosto, a libertação do inseto que biologicamente reduz os prejuízos causados.

Para reforço das medidas fitossanirárias em vigor desde 2014, foi publicado em Diário da República a Portaria n.º 142/2020, de 17 de junho.