You are currently viewing PR8 – Rota da Laranja

PR8 – Rota da Laranja

Mais um percurso na região de Lafões com vista para o Vale do Rio Vouga.
Com inicio junto à Igreja da povoação de Valadares seguimos por caminhos florestais até encontrar EN333-3, passamos esta estrada e continuamos a descer até bem perto do Rio Vouga. aqui foi admirar toda a beleza desta grande Albufeira derivado à barragem de Ribeiradio.

Agora regressamos pelo mesmo caminho, e seguimos as indicações a descer até à Ribeira, um local bem fresco e com bastante sombra, passamos as poldras e subimos por caminhos agrícolas até à povoação do Gramol.

Nesta povoação mais um desvio para ver o Poço Negro, uma queda de água relativamente pequena mas que forma um poço com alguma profundidade.
Regressamos passamos pela capela local e subimos até à estrada nacional na localidade do Covelo.

Aqui, foi passar a estrada e começar a grande dificuldade do percurso, uma subida por caminhos florestais, infelizmente com a paisagem bastante queimada derivado aos últimos incêndios de outubro, que nos leva até à povoação da Boavista, desta povoação por caminhos agrícolas seguimos para a aldeia da Pedreira até chegarmos à Capela da povoação da Granja.
Neste local paragem prolongada, pois a Capela fica localizada bem no alto com vista privilegiada para o Mosteiro de São Cristovão de Lafões.

Após as fotos da praxe descemos por uma descida bastante acentuada até chegarmos a uma levada bem perto do Mosteiro, neste local a placa indica que o Mosteiro fica acerca de 500mt o que daria 1000mt ida e volta, como estávamos atrasados, decidimos seguir a levada, denominada levada de Paradela, uma levada com bastante água que nos acompanha até à povoação de Paradela.

Desta povoação seguimos através de caminhos agrícolas e florestais, até uma ribeira que atravessamos por uma ponte em pedra e a partir daqui é sempre a subir até Valadares, lugar onde iniciamos o percurso.
Este PR 8 de São Pedro do Sul, nesta altura, tem algumas marcações pouco visíveis, aconselho ao uso de GPS.

É um percurso ainda longo cerca de 18km, mas é moderado, tem bastante sombra, muita vegetação e muito caminho de floresta.